Marketing: Você sabe o que é ?

Você sabe o que é Marketing?

Marketing vem da palavra MARKET significa “MERCADO” em inglês. Mas,  ela  tem origem do latim “Mercare” termo uso na Roma Antiga para a comercialização de produtos.

Muitas pessoas entendem que marketing é venda, outros entendem como sendo igual a publicidade e propaganda.

A etapa da publicidade, propaganda  e venda é  apenas uma parte de um processo muito mais amplo.

Existem muitas definições para esta atividade:

De acordo com Philip Kotler (considerado o papa do assunto) “Marketing é um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam através da criação e troca de produtos e valor com outras pessoas”. (KOTLER,

1991, p. 32)

“Marketing é o conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação de sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor” (Dicionário Michaelis).

“Marketing é o conjunto de estratégias e ações que promove o

desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor” (Dicionário Novo Aurélio).

No presente século XXI, o mundo se transforma cada vez mais rápido e os consumidores e suas exigências recebem mais atenção.

O marketing tem como ponto de partida e grande desafio, conhecer, entender e atender o público-alvo usando técnicas, métodos e processos com a finalidade de satisfazer os desejos e necessidades do consumidor, tais como: alimento, roupas, moradia, educação, diversão, e muitas mais.

O marketing é aplicado desde a concepção de ideias, projetos, planejamento, criação, produção, promoção  até o pós-venda do serviço/produto. Se todas as etapas forem bem trabalhadas a venda será natural, uma consequência.

A atuação do marketing é ampla, desde:  a cultura, política, economia, o social, relacionamentos e outros.

Segue alguns tipos,  marketing :

de Relacionamento,

Social,

Direto,

Indireto,

de Resposta,

de Incentivo,

Viral,

Digital,

Live marketing,

Endomarketing.

Com a era da globalização, a internet e as mídias sociais, surgem novas oportunidades de  fazer negócios.

O marketing também  passa por novas mudanças e tem como recurso o uso de novas tecnologias, estratégias e comunicações  com o público, dando origem ao marketing digital.

por Evelyn Scheffer

Saiba Mais:

Marketing Digital: Presença On-line

6 razões para usar o Marketing Digital na sua Empresa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *